Chrono Trigger – SNES - Review

É extremamente difícil escrever algo sobre Chrono Trigger, ainda mais uma análise, por que em minha humilde opinião, algo dificilmente vai ser tão significativo e importante para a indústria de videogames como esse jogo foi. Não só sendo desenvolvido por gigantes da indústria na época que hoje em dia, são basicamente lendas dos videogames, mas também na sua importância em ter feito naquela época o que era considerado experimental mas hoje em dia basicamente foi desenhado o padrão para os jogos que iriam vir posteriormente.

Chrono Trigger Review - IGN

Sempre vamos ter os jogos que se inspiram e se inspiraram em Chrono Trigger mas nenhum deles conseguiu exatamente captar a essência e paixão com que esse jogo foi desenvolvido, apesar das limitações da época em que foi concebido.

Chrono Trigger é um dos melhores videogames já feitos. Um jogo de RPG universalmente apreciado, foi originalmente lançado para o Super Nintendo em 1995. Sua criação é lendária, pois foi desenvolvido por um time dos sonhos dos mais talentosos criadores de RPG da era de 16 bits, todos chegando juntos para trabalhar neste projeto épico. E embora seja fácil escrever páginas após páginas para explicar seu apelo, tentarei apenas alguns pontos chave para resumir o que o torna tão atemporal.

Crono é o nome do nosso protagonista silencioso em Chrono Trigger. Um menino de olhos arregalados e cabelos rebeldes que viveu no ano 1000 d.C., ele é lançado em uma missão para salvar o mundo quando um misterioso portal no tempo se abre e engole sua amiga Marle. Ele corajosamente pula atrás dela, colocando em movimento uma história que mostra você seguindo suas aventuras de volta no tempo ao passado, avançando no tempo para um futuro distante e todos os outros pontos intermediários - como o que começa como uma missão de resgate para um jovem garota se transforma em uma batalha pelo destino do planeta.

O sistema de batalha ainda é, maravilhosamente único. Você controla um grupo de até três heróis ao mesmo tempo, lutando contra os inimigos exatamente onde você os encontra no ambiente. Não há corte visual para alguma tela separada do campo de batalha como em tantos outros RPGs - aqui, você vê um vilão e o ataca ali mesmo.

Além do mais, a mecânica de batalha apresenta uma variedade incrível de oportunidades para o trabalho em equipe. Cada personagem tem um comando básico de Ataque e também pode usar Itens. Coisas padrão. Mas a terceira opção - "Tecnologia" - é onde fica interessante. Selecionar Tech permite que você desencadeie mais ataques prejudiciais, feitiços mágicos e manobras de suporte com heróis individuais, mas você também pode combinar os movimentos de mais de um personagem para criar combos ainda mais poderosos.

Crono é um espadachim habilidoso que pode pular e derrubar inimigos sozinho, por exemplo, enquanto Marle é mais magicamente dotado com o elemento inato Água. Coloque os dois juntos, no entanto, e Marle pode congelar a espada de Crono no ar para que seu ataque acerte com o impacto de uma geleira gelada - ou Crono pode girar sua lâmina em círculos enquanto Marle lança um feitiço de cura, para dispersar o curativo aura sobre cada aliado na batalha.

A interação entre a meia dúzia ou mais de personagens jogáveis ​​diferentes é maravilhosamente satisfatória, já que cada um é desenvolvido com uma personalidade distinta e missões secundárias individuais que reforçam quem eles são e realmente fazem com que você goste deles. E o fato de haver mais de três personagens para escolher, embora você só possa usar três de cada vez, ajuda a alimentar o terceiro ponto chave de apelo do jogo - a capacidade de reprodução.

Chrono Trigger inovou o conceito de um "Novo Jogo +" no qual, depois de completar a história e ver os créditos rolando, você poderia escolher reiniciar a aventura com seus personagens poderosos e cheios de experiência intactos. Foi uma ótima ideia, pois tornou as coisas mais rápidas em jogadas subsequentes conforme você tentava alcançar um final diferente na segunda, terceira ou nona vez - porque Chrono Trigger também inovou ao oferecer toneladas de sequências de finalização diferentes que você poderia ganhar, dependendo do escolhas que você fez durante o jogo.

Todo esse salto no tempo, três heróis batalhando e uma busca intensificada por mais e mais conclusões de histórias diferentes, tudo se juntou para criar uma incrível obra-prima de um jogo, embrulhada com a mais bela arte e a melhor trilha sonora de todos O título SNES já tinha visto. Nem é preciso dizer que Chrono Trigger ainda vale o seu tempo.

Acho que Chrono Trigger vale DEMAIS a pena não só ser jogado, mas apreciado em tudo que conquistou, seja lá atrás, bem antes de ser tão importante quanto hoje em dia mas também como no agora, que provou e ainda continua ensinando de joguinhos podem ser bem mais do que as pessoas pensam. Chrono Trigger é bem mais que um jogo, é um depoimento de grandezas e de que nós, podemos muito mais do que imaginamos.

Chrono Trigger Brasil - Community | Facebook

Um comentário: